Brasão Governo de São Paulo

Em atendimento à legislação eleitoral, os conteúdos deste site não serão atualizados até o final da eleição estadual em São Paulo.

Cetics

 Sobre


O Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac Biotech, tem o prazer de anunciar o CoronaVac Symposium, um evento internacional online com o objetivo de promover e discutir os últimos resultados da eficácia e segurança da CoronaVac e os fundamentos científicos do Projeto S, realizado na cidade de Serrana, em São Paulo.

O encontro científico reunirá pesquisadores brasileiros de diversas áreas e especialistas dos Estados Unidos, Turquia, Chile, China e Espanha que promoverão debates aprofundados e qualificados.

Entre os temas abordados estão o histórico da CoronaVac, a vacina contra a Covid-19 que, até o momento, é a mais administrada no mundo; sua imunogenicidade, especialmente entre idosos, crianças e adolescentes; as respostas positivas ao reforço da terceira dose ou dose de reforço; e questões sobre o tempo de imunização, em diferentes países.

O evento online é gratuito e aberto ao público em geral.

 Programação


7 DEZ

DIA 1

O principal tema abordado é o processo de desenvolvimento da CoronaVac desde as primeiras pesquisas até os resultados da eficácia e segurança apresentados em diversos países e no Projeto S, em Serrana (SP). A abertura do simpósio será realizada pelo presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, e pelo presidente da biofarmacêutica chinesa Sinovac, Weidong Yin.

8 DEZ

DIA 2

Os fundamentos científicos da imunogenicidade e da segurança da dose de reforço da CoronaVac, marco histórico de imunização internacional no combate ao vírus SARS-CoV-2, serão apresentados no segundo dia do simpósio internacional online. Os resultados das pesquisas mostrarão o alcance, a potência e a duração da imunização com CoronaVac em diversos países.

9 DEZ

DIA 3

As atividades do terceiro e último dia simpósio vão enfatizar os resultados da vacinação nos diferentes grupos populacionais, em diferentes contextos e países, especialmente em relação aos ensaios clínicos e estudos de efetividade em pessoas com comorbidades, idosos, crianças e adolescentes.

 Palestrantes


Ahmet Soysal

Ahmet Soysal

Especialista em doenças infecciosas pediátricas no Grupo de Hospitais Istanbul Memorial, concluiu seu mestrado, seguido de uma residência em pediatria, na Faculdade de Medicina da Universidade de Hacettepe, em Ancara (Turquia). Participou, como médico observador, do Departamento de Doenças Infecciosas Pediátricas da Universidade de Chicago e trabalhou como co-investigador no projeto de diagnóstico de infecção por tuberculose da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dedicou seu tempo às pesquisas relacionadas às infecções da Covid-19 em crianças e à aceitação e imunogenicidade das vacinas contra a Covid-19.



Alexis Kalergis

Alexis Kalergis

Professor titular do Departamento de Genética Molecular e Microbiologia da Escola de Ciências Biológicas do Departamento de Endocrinologia da Escola de Medicina da Pontificia Universidad Católica de Chile. É professor visitante do Albert Einstein College of Medicine de Nova York, da Universidade de Nantes, na França, e da Universidade de Iowa. É mestre e doutor em microbiologia e imunologia pelo Albert Einstein College of Medicine e já publicou mais de 260 artigos em revistas científicas e foi responsável por mais de 40 solicitações de patente.



Dimas Covas

Dimas Covas

Presidente do Instituto Butantan e do Conselho Curador da Fundação Butantan.Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo em 1981, mestre em 1986 e doutor em 1993 em medicina pela mesma instituição, é livre-docente da USP desde 1999. Atualmente é professor titular de medicina clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, diretor-presidente da Fundação Hemocentro e presidente regional do Hemocentro de Ribeirão Preto. Diretor da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, membro da Sociedade Americana de Hematologia e da Associação Europeia de Hematologia, é um dos integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus do estado de São Paulo.



Edison Luiz Durigon

Edison Luiz Durigon

Professor titular de virologia e diretor do curso de Microbiologia no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou como pesquisador convidado no Centro de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta (EUA). É autor e co-autor de mais de 200 artigos revisados por pares, incluindo os principais artigos, cartas e capítulos de livros. Seu laboratório é especializado em inovação e desenvolvimento de novas estratégias para o diagnóstico e tratamento de vírus emergentes importantes na saúde pública, com especial atenção para o SARS-CoV-2, Influenza e outros vírus.



Eloisa Bonfá

Eloisa Bonfá

Professora titular de Reumatologia, diretora do Departamento de Reumatologia e diretora clínica do Hospital das Clínicas, Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Se formou e se especializou em reumatologia na Escola de Medicina da USP, seguida de uma bolsa de pesquisa em reumatologia de 4 anos no Hospital Special Surgery, em Nova York (EUA). Publicou mais de 300 artigos originais sobre imunogenicidade de vacinas e segurança em doenças autoimunes no PubMed e em diversos livros.



Esper Kallas

Esper Kallas

Médico infectologista, é professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Realiza projetos de medicina de tradução, trazendo conceitos de ciência básica para aplicações clínicas, especialmente em doenças infecciosas. Diretor do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da FMUSP.



HONGJIE YU

Hongjie Yu

Professor em tempo integral sobre doenças infecciosas na Escola de Saúde Pública da Universidade Fudan, na China. Seus interesses de pesquisa incluem dinâmica de transmissão, parâmetros epidemiológicos, carga de doença, avaliação de intervenções, assim como eficácia, segurança e custo de vacinas contra doenças infecciosas emergentes e reemergentes com importância em saúde pública, como Covid-19, influenza e HFMD, entre outras. Já publicou mais de 200 artigos em publicações científicas internacionais.



Jiayi Wang

Jiayi Wang

Bacharel em Engenharia com foco em bioengenharia, também possui mestrado em Bioquímica e Biologia Molecular na Universidade China Pharmaceutical. Tem mestrado em políticas e gestão de saúde pública na Universidade de Emory, em Atlanta (EUA). Foi pesquisadora no Hospital Beijing Tibetan, analista de dados na Escola de Saúde Pública Rollins da Universidade de Emory e na Emory Healthcare. Foi especialista em farmacovigilância na Sinovac e atualmente é gerente de farmacovigilância.



Marcos Borges

Marcos Borges

Formado em Medicina pela Escola de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), realizou residência em Clínica Médica e Pneumologia e tem doutorado em Clínica Médica (pneumologia) pela FMRP-USP. Completou os estud os de pós-doutorado no Laboratório Meakins-Christie, em McGill (Canadá). É professor do Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP, coordenador do Laboratório de Fisiopatologia Pulmonar Experimental, pesquisador associado do Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias e diretor do Hospital Regional de Serrana.



Michel C. Nussenzweig

Michel C. Nussenzweig

Recebeu o título honorário de “B.S. summa cum laude” da Universidade de Nova York em 1976, concluiu seu doutorado na Universidade Rockefeller em 1981 e o mestrado pela Escola de Medicina da Universidade de Nova York em 1982. Participou do Departamento de Genética na Escola de Medicina de Harvard para o treinamento de pós-doutorado e, em 1996, tornou-se professor na Universidade Rockfeller. Seu laboratório estuda os aspectos moleculares das respostas inatas e adaptativas do sistema imunológico usando a combinação de bioquímica, biologia molecular e genética.



Paulo Lotufo

Paulo Lotufo

Professor Titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, orientador de mestrado e doutorado em Ciências Médicas (Ensino e Saúde) e em Epidemiologia. Atua no Hospital Universitário onde coordena o curso de graduação em medicina e a pós-graduação com os cursos de bioestatística e epidemiologia. Dirige o "Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica da USP”. Coordena o projeto RECOVIDA e é um dos iniciadores da rede colaborativa INFOVID.



Rafael Araos

Rafael Araos

Investigador principal na Faculdade de Medicina Clínica Alemã da Universidad del Desarrollo, é médico cirurgião formado pela Universidade de Los Andes. É especialista em medicina interna pela Universidade do Chile e em doenças infecciosas pela Pontificia Universidad Católica de Chile. É mestre em ciências médicas pela Universidade de Harvard e investiga temas como doenças infecciosas, microbioma humano e resistência antimicrobiana.



Rafael Franco

Rafael Franco

Professor de Bioquímica e Biologia Molecular na Universidade de Barcelona, onde atuou no Laboratório de Neurobiologia Molecular, que é considerado como um centro de excelência. Seu laboratório realiza pesquisa translacional sobre receptores acoplados à proteína G (GPCRs na sigla em inglês) e seus potenciais terapêuticos. Sua pesquisa está na fronteira entre imunologia e neurologia e no que diz respeito aos vírus HIV e SARS-CoV-2, interessada em correceptores virais e em GPCRs envolvidos na entrada viral. Foi professor visitante no Departamento de Imunologia na Escola de Medicina de Harvard e do Instituto Pasteur.



Renato Kfouri

Renato Kfouri

Membro do Conselho Consultivo Permanente em Práticas de Imunizações do Ministério da Saúde do Brasil e atual diretor da Sociedade Brasileira de Imunização, tem trabalhado com imunização há mais de 25 anos. Diretor do Departamento de Imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria e membro do Comitê de Doenças Infecciosas Pediátricas da Sociedade de Pediatria de São Paulo, contribuiu com artigos e capítulos de livros sobre imunização e participou da investigação e DSMD de ensaios clínicos de vacinas.



Serhat Unal

Serhat Unal

Ex-Reitor da Escola de Medicina da Universidade Hacettepe em Ancara. Recebeu treinamento em Medicina Interna e doenças infecciosas da Hacettepe University e estudou em doenças infecciosas do New England Deaconess Hospital e da Harvard Medical School. Foi da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID), Grupo de Estudo Europeu de Infecções Nosocomiais, Diretor do Centro de Pesquisa e Tratamento da AIDS da Hacettepe University, Sociedade de Prevenção da AIDS de Ancara, Sociedade de Microbiologia de Ancara e a Sociedade Turca de Medicina Interna.



Sten Vermund

Sten Vermund

Pediatra e epidemiologista especializado em doenças características de países emergentes. Seu trabalho em programas ligados ao HIV e HPV motivou, em 1993, mudanças nas definições da vigilância contra a Aids e na triagem de pacientes com câncer cervical. É engajado em políticas públicas de saúde, especialmente relacionadas a programas de HIV/AIDS, resposta e prevenção à pandemia do SARS-CoV-2 e desenvolvimento de força-tarefa na saúde pública. Estudou recentemente a vacina da Covid-19 na República Dominicana e no estado norte-americano de Connecticut.



Susan Bueno

Susan Bueno

Professora da Pontificia Universidad Católica de Chile e pesquisadora associada do Instituto Millennium de Imunologia e Imunoterapia, recebeu seu diploma de Tecnóloga Médica em 1999 e seu doutorado em Ciências Biomédicas na Universidade do Chile em 2004. Posteriormente, cursou o pós-doutorado como bolsista na Universidade Católica do Chile entre 2004 e 2007. Como parte de seu trabalho, realizou um treinamento científico na Universidade A&M do Texas, na Escola Superior de Medicina Albert Einstein e na Universidade de Nova York.



Weidong Yin

Weidong Yin

Presidente/CEO/Fundador, Sinovac Biotech.



Xiangxi Wang

Xiangxi Wang

Pesquisador principal e supervisor de doutorado do Laboratório de Infecção e Imunidade do Instituto de Biofísica da Academia Chinesa de Ciências. Graduado em biotecnologia pela Universidade de Sichuan e doutorado pela Academia Chinesa de Ciências. Publicou mais de 40 artigos de pesquisa em revistas como a Science, Nature, Cell Host & Microbe, Nature Microbiology, entre outras, e liderou sua equipe de pesquisa científica para participar da pesquisa e desenvolvimento da vacina SARS-CoV-2 inativada Coronavac.



Yaling Hu

Yaling Hu

Atualmente é vice-presidente da Sinovac Life Sciences Co., responsável pelas operações de P&D. Como uma especialista sênior com experiência em desenvolvimento de vacinas, presidiu a P&D, estudo clínico e avaliação de qualidade de uma série de produtos de vacinas de sucesso nos últimos 10 anos, incluindo a vacina contra Influenza H1N1 (vetor viral), panflu inativado; vacina Enterovírus tipo 71 (célula vero). Desde janeiro de 2020, ela lidera a equipe de P&D para completar a pesquisa pré-clínica da Coronavac. Ela também faz parte do grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS).



Yiming Shao

Yiming Shao

Especialista-chefe em AIDS do centro chinês para Controle e Prevenção de Doenças. Presidente da Comissão Acadêmica do Centro de Prevenção e Controle de DST e AIDS. Professor titular da Universidade Nankai. Acadêmico da Academia Americana de Microbiologia. Por muitos anos, ele se dedicou à pesquisa sobre a patogênese da AIDS, epidemiologia e diagnóstico genético. Ele é um cientista de renome internacional no campo da pesquisa da AIDS.



Zijie Zhang

Zijie Zhang

Estudou Ciências Biológicas na Universidade de Fudan, na China, e é graduado em Biologia de Sistemas na Universidade Case Western Reserve, em Cleveland (EUA). Possui doutorado em Genética, Genômica e Biologia de Sistemas pela Universidade de Chicago e pós-doutorado em epigenética de RNA no Departamento de Química da Universidade de Chicago. É professor e pesquisador principal do Grupo de Biologia de Sistemas no Laboratório Estadual de Conservação e Utilização de Bio-Recursos na Universidade de Yunnan, em Yunnan (China).



Zhijie An

Zhijie An

Epidemiologista do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças. Escritório da Organização Mundial de Saúde na China. Centro Provincial de Controle de Doenças de Heilongjiang.



 Organizadores


Ruy Cury

Rui Curi

Diretor executivo da Fundação Butantan
Cintia Lucci

Cintia Lucci

Diretora de Projetos Estratégicos do Butantan
Raul Machado

Raul Machado Neto

Diretor de Estratégia Institucional do Butantan
Ana Marisa Chudzinski Tavassi

Ana Marisa Chudzinski-Tavassi

Diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Butantan
Denise Tambourgi

Denise Vilarinho Tambourgi

Líder científica do Instituto Butantan
Olga Celia Martinez Ibanez

Olga Celia Martinez Ibanez

Imunologista
Giselle Piddde Marques Porto

Giselle Pidde

Suporte geral
Vivian Retz

Vivian Retz

Gerente de Comunicação do Butantan

 Transmissão


 Vídeos

 Contato

E-mail: coronavacsymposium@butantan.gov.br